quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

PONTE HERCILIO LUZ NA ÓTICA DE DOIS AMIGOS



            Ponte Hercílio Luz em PVC         

  O Cartão Postal de Florianópolis, a famosa Ponte Hercílio Luz, há 30 anos interditada, vai acabar se tornando um capítulo aparte na História do Brasil. Em busca da restauração, com escândalos etc. já consumiu pra mais de cem milhões de reais e, agora, estão pedindo ao Ministério da Cultura a insignificância de, pasmem: R$200 milhões.            A base da ponte está deteriorada e, para se fazer uma nova base, que suporte tanto peso em aço, realmente vai se gastar uma fortuna. Tudo isto, além do custo de toda restauração em aço que, por mais bem tratado que seja, não vai durar muitos anos, e tudo simplesmente para bonito.            Não nego que é bonito vê-la, principalmente à noite, toda iluminada. Se esta é a intenção, uma Ponte Cartão Postal, aí vai uma idéia que, muito provavelmente cumprirá esta função a contento: uma ponte em PVC com alma de cabos de aço. Será bem mais barata, mais leve e rápida de ser reconstruída, e dispensará pinturas especiais, pois não se afetará com a maresia; as peças já virão pretas e projetadas para a parte elétrica que proporcionará a iluminação.            Se bem projetada nestes termos, poderá, até, permitir o trânsito de pedestres e ciclistas, além de veículos destinados à própria manutenção da ponte.            Garanto que o Hercílio Luz, se vivo estivesse, aplaudiria a idéia.            Alguém tem idéia melhor?                                                        
miguel angelo             150212

3 comentários:

  1. Conforme o custo, é uma ideia brilhante (e não é só por causa da iluminação).
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Urbanascidades e Urbanasvariedades juntam os blocos para pular o Carnaval. Hoje a poesia de Lídia la Escriba. Quer música, amanhã ouça Bob Dylan. Na segunda de carnaval conheça o carnaval de 1927 em Porto Alegre. Na terça, o desfile é por conta de um passeio de 10 dias de trem pela Suiça. E na quarta-feira de cinzas os vencedores... do Oscar desde 1929.

    ResponderExcluir
  3. A reforma da PHL é um poço sem fim, uma verdadeira caixa preta. Sou favorável a sua remoção e, no mesmo local, construir uma bela ponte estaiada, com 8 pistas, que certamente se tornará o novo cartão postal de Floripa.

    ResponderExcluir

 
Real Time Web Analytics