quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

PRESIDENTE OU PRESIDENTA ?



AULA DE PORTUGUÊS:  O CORRETO É PRESIDENTE OU "PRESIDENTA"?
Você tem alguma dúvida??
Tenho notado, assim como aqueles mais atentos também devem tê-lo feito, que a candidata, Dilma Roussef e seus apoiadores, pretendem que ela venha a ser a primeira "presidenta" do Brasil, tal como atesta toda a propaganda política veiculada pelo PT na mídia.
Presidenta?
Mas, afinal, que palavra é essa?
Bem, vejamos:
No português existem os particípios ativos como derivativos verbais.
Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante...
Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente.
Aquele que é: o ente.
Aquele que tem entidade.
Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionar à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte.
Portanto, a pessoa que preside é "PRESIDENTE", e não "Presidenta", independentemente do gênero, masculino ou feminino.
Se diz capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta".
                                                                          colaboração da prof. Angela Canzi.

3 comentários:

  1. Quanto ao Português, concordo plenamente. Quanto ao resto deixo para o tempo falar. Meu nome é Cristiana, casada com Gilberto Wallauer, acho que o senhor o conhece. Deixo o meu abraço de colorada e espero que possamos conversar muito e muitas idéias trocar. Digito, aqui do alto da Serra do Sudeste, Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  2. O professor Cláudio Moreno, que tem uma seção em Zero Hora, diz que os dois finais podem ser utilizados. Também comprova seu ponto de vista. Para ele, ficará a expressão que for mais utilizada.
    abração
    José Lisboa

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por me aceitar. Vamos trocar idéias e jogar conversa fora.... o que é uma coisa muito boa. Deixo o meu abraço e com o passar do tempo vamos nos conhecendo. Fiquem com Deus! Também tenho um blog...retornoterranatal.blogspot.com....se quiser seguir....

    ResponderExcluir

 
Real Time Web Analytics