terça-feira, 26 de outubro de 2010

ESQUERDA X DIREITA. OPINIÃO DE MARGARETE AGUIAR



                          O que é ser esquerda e direita?
  Há pensamentos esquerdistas com componentes autoritários que se apressam em imprimir de ‘direita’ qualquer pessoa que se ‘desvie’ das concepções clássicas de esquerda, ainda que essa mesma pessoa tenha uma biografia de luta ao lado das causas populares, democráticas e ditas de esquerda. Marina Silva sofrerá com esse ‘ranço’ de setores da esquerda brasileira. Com essa preocupação de divisão, é possível que a história de vida da  mulher de luta, Marina Silva seja esquecida e reduzida simplesmente em ‘verde’ ou de ‘direita’. Por esse prisma, totalmente equivocado, um Delúbio Soares, por exemplo, é mais de esquerda e socialista do que a  ‘seringueira’ Marina Silva. Pode?
Nunca foi tão complexo como hoje, definir o que é esquerda e o que é direita.
Hoje, apoiam o PT figuras historicamente de direita como Collor, Sarney, Romero Jucá, Renan Calheiros, Henrique Meireles, entre outros. Pergunto:Agora eles são boas pessoas?Tudo que fizerem fica perdoado? Quem é mais direita, um Henrique Meireles filiado ao PT, PSB ou PC do B, ou uma Marina Silva filiada ao PV? É uma questão para ser refletida.
       Se os motivos que fazem você ser uma pessoa  de esquerda  é a luta pela construção de uma nova sociedade, de um ‘Novo Homem’ e se essa causa não vier acompanhada do respeito às diferenças, tolerância com o dissenso, combate à corrupção e um comprometimento com a questão do meio ambiente, você pode até estar em qualquer partido de esquerda, mas realmente de esquerda você não é.
Resumindo: Prefiro um democrata de direita à um tirano de esquerda. O fato de ser da Direita ou da Esquerda é algo relativo e não permanente, uma vez que um partido, por exemplo, pode estar de um lado em um momento e de outro em outro momento agindo conforme o jogo de interesses. Por isso, estas definições são simplificadoras e enganosas, uma vez que os valores de cada grupo podem se tornar bastante contraditórios.
Portanto, o que acredito e defendo são os valores individuais, que não têm lado. Sou do lado do pensamento livre, que não fica preso a defesas pré concebidas ( alheias aos fatos em si) e que se dá o direito de ser imparcial ao refletir sobre a atuação  de qualquer político dito de direita ou de esquerda que não passe pelo julgo  dos meus próprios valores.
       Desculpe me estender, mas essa é a visão que tenho de  cidadania, de desejo pela evolução do ser humano. Não compactuo com discriminação, com racismo, com defesa de uma única religião ou com qualquer tipo de divisão. Meus valores são de unificação e de respeito  a qualquer ser humano que faça por merecer, estando do lado que estiver. 
Um abraço.
Margarete

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Real Time Web Analytics