quarta-feira, 11 de janeiro de 2023

 

​                               Aleluia
Miguel Angelo

         Sim, alegremo-nos! Poderia ter sido bem pior. Para um povo que está engatinhando nessa tão escorregadia democracia, até que o prejuízo foi pequeno. Depois de centenas de milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas na pandemia e de outros crimes gravíssimos até agora impunes, esse “capitólio” fajuto, que não resultou em perda de vidas, até que foi um preço bem baixo para resultados que poderão se revelar altamente positivos no decorrer do tempo. Mas tudo dependerá de como nos comportaremos daqui pra frente.

         Sim, dependerá de nós. Chega de ficarmos eternamente contemplando. Democracia é governo do povo, ou seja, é o povo no poder. Chega de delegar o tempo todo. É hora de participar e, se necessário, ir pra rua reivindicar. É hora de se ensinar democracia nas escolas e nos meios de comunicação de massa: TV, rádios, imprensa, que deveriam dedicar, no mínimo, cinco minutos a cada hora, para tal fim. Sim, há que se discutir democracia e ética: os direitos das maiorias e os das minorias.

         E, para os que vivem repisando: “Antigamente era melhor!”, informo: Antigamente era bem pior. Sim, há menos de cem anos se fraudavam as urnas descaradamente; havia o voto de cabresto, títulos eleitorais falsos, defuntos votando e outras peripécias... E se matava com muito mais impunidade do que hoje. Melhoramos um tanto e podemos, e devemos, melhorar mais; para isto é que estamos aqui: para evoluir.

         Esperança? Por que não?

Mas tudo depende de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Real Time Web Analytics