quarta-feira, 3 de julho de 2013

O GATINHO DE 40 BILHÕES DE REAIS.


                O GATINHO DE 40 BILHÕES DE REAIS.

Saí do bairro da Aclimação , 6 da manhã , com o dia  clareando. Destino Aeroporto  de guarulho, buscar amigos chegando de viagem. Dirijo pouco em São Paulo mas ando bastante. O carro com GPS não identificava  o endereço do aeroporto, então fomos no método tradicional. Duas horas depois,finalmente ,cheguei. O Pessoal já esperando há um bom tempo. Voltei contando as peripécias e as marchas e contra-marchas  para   conseguir chegar ao aeroporto. Um dos amigos, paulistano nato,  consolou-me dizendo que dirige DIÁRIAMENTE há mais de 30 anos em São Paulo e é comum perder-se momentaneamente e acabar dando voltas mais que o necessário.
               Meio –dia noticiário da Globo informa que segundo um levantamento feito por órgãos competentes o Trânsito em São Paulo custa aos paulistas a bagatela de 40 BILHÕES de reais por ano. 40 BILHÕES ! Do combustível ao tempo perdido em engarrafamentos sem fim. Fiquei pensando na minha pequena viagem até o aeroporto em que ,tateando no escuro consegui encontrar, pois a sinalização é simplesmente inexistente, ou muito precária. Fiquei imaginando se estes mesmos “Órgãos Competentes” que fizeram aquela avaliação do custo do trânsito ,seriam capazes  de calcular o tempo perdido  por milhares  pessoas ,diáriamente, tentando achar uma rua, uma avenida,um endereço qualquer. No tempo perdido até o motorista se dar conta que deveria ter mudado de pista a 100 metros atrás e agora não mais conseguir entrar por onde deveria seguir. Aquele tempo perdido da pequena desacelerada para conferir o reconhecimento de onde se quer ir e os quilômetros de carros atrás que também se obrigam a diminuir suas velocidades até pararem? Se parte deste dinheiro todo fosse investido em uma coisa simples chamada SINALIZAÇÃO , isto não poderia trazer uma contribuição enorme ao trânsito? Quem consegue calcular?? Não é possível que se persigam metas fantásticas  e  que  pequenas atitudes , de grandes resultados, acabem sendo mal feitas ou ignoradas? Será que se governos Estadual e Municipal resolvessem trabalhar juntos sinalizando ruas e avenidas, por cima, pelos lados e na própria pista não seria possível uma melhora considerável no trânsito?  Sabemos que o remédio ministrado diariamente em pequenas gotinhas curam  doenças graves. Uma atitude permanente dos órgãos competentes poderiam minimizar muito esta situação caótica. São Paulo e seus governantes tem a obrigação de colocarem os pés no chão. Não existe uma saída mágica. Nem solução sem muito trabalho. O mínimo,digo MÍNIMO que se pode fazer JÁ, AGORA, É SINALIZAR E ORIENTAR ESTE TRÂNSITO.  Pode não solucionar tudo, mas este problema fica resolvido. E pode-se ir tratando de outras atitudes.
   Quanto ao gatinho, um amigo falou-me que quando posta algum assunto relevante, pouca gente lê. Quando posta a foto de um gatinho,são centenas de curtidas,comentários e compartilhamentos. Talvez isto nos diga que devemos ter  grande parte da culpa do caos neste trânsito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Real Time Web Analytics