quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

TÁ TUDO DOMINADO!


É verdade que operação cinematográfica que vimos não está completa. Longe disso. O estado não tem nem instituição decente para receber os 200 presos na operação, que dirá dos, aproximadamente, 20.000 jovens que vivem em situação de risco nas favelas do Rio. As polícias pacificadoras, uma boa idéia copiada do governo da Colômbia, são mal preparadas e possuem número insuficiente para funcionar.
O que estamos vendo é a confissão de 20 anos  de incompetência e, porque não dizer, de sem vergonhice, de governos municipais, estaduais e federais que deram as costas para o problema da favelização do Rio e do impacto da chegada das drogas.
Os mesmos governantes que passaram a mão nos bicheiros, que recebiam benesses dos bicheiros, não viram  que a mesma estrutura que distribuia os volantes, imediatamente se adaptou à distribuição da droga, quando ela se instalou nos morros, o local ideal para o crime, pertinho da cidade e longe dos serviços urbanos.
Millor Fernandes contou, no tempo do PIF PAF, da revista Cruzeiro que havia morrido um delegado de polícia, deixando na mais completa miséria, sua viuva, filhos, duas amantes e seis bicheiros.
Durante  os  últimos 20 anos, Fernando Henrique e Lula se acovardaram e não deram a real importância ao crime que era gestado nas favelas  do Rio de Janeiro, crime cevado pelos bons moços da sociedade carioca, que achavam o máximo dar uma "cafungada", um brilho, em suas festas de embalo.
Essa movimentação da polícia civil, militar, da marinha e do exército era necessária. Havia necessidade de dar um basta na sociedade paralela que sido criada. A população precisava sentir o império da lei e da ordem. As pessoas precisavam recuperar a cofiança nas instituições. O Rio de Janeiro não podia mais ficar de joelhos para os traficantes e para todos os criminosos, civis e militares, que se beneficiavam com o tráfico.
Agora, o caminho para recuperação da  cidade maravilhosa é longo e árduo. Necessita vontade política e vergonha na cara de todos, governantes e governados.
Se quisermos ser considerados uma sociedade adulta, de primeiro mundo, a hora é agora.
 
                                                                       José Contino Lisboa
 
Ps.: De onde saiu aquela estatísca de que 99% dos favelados é honesta? Não será 98%?. Olha o chute!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Real Time Web Analytics