segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

MOACYR SCLIAR

                  Saudação do homem escritor e médico ao primeiro número da Revista O Cuidador Avalizando assim também a idéia da publicação dirigida a quem cuida. 


     QUEM CUIDA DOS CUIDADORES?

Em geral as pessoas entendem "curar" como o conjunto de medidas que tornam alguém livre de uma doença ou de um problema de saúde. Mas a palavra latina tem outro, e mais amplo sentido. "Curar" é "cuidar". E isto é importante porque, em primeiro lugar, nem todas as doenças podem ser simplesmente eliminadas. À medida que aumenta a expectativa de vida, e que as pessoas chegam a idades mais avançadas, aumenta o número de problemas crônicos para os quais não existe solução definitiva e que exigem, portanto, cuidados constantes. Por outro lado, mesmo quando existe cura no sentido de um medicamento ou procedimento eficaz, é preciso que alguém auxilie o doente a fazer uso desse medicamento ou procedimento. Portanto, precisamos de cuidadores, e cada vez mais precisamos deles.
O que torna uma pessoa cuidadora? Alguém dirá que se trata de uma vocação especial. Isto existe em muitos casos, mas não basta. Cuidar não é apenas questão de generosidade, é questão de técnica, de conhecimento. E exige dedicação. Os dias se passam, as semanas, os anos, e os problemas que invalidam a pessoa, que a fazem sofrer estão ali presentes, às vezes melhorando, às vezes se agravando. Isto significa que a pessoa precisa renovar, às vezes diariamente, às vezes hora a hora, a sua disposição para cuidar do outro. Ou seja: os cuidadores precisam ser cuidados. Há muitas maneiras de fazê-lo, desde o treinamento até formas de suporte psicológico. Mas quem tem experiência nesta área sabe: uma coisa que funciona é a gratidão. A gratidão da pessoa que está sendo cuidada, de seus familiares, de seus amigos. Um simples "obrigado" pode fazer muito pelo cuidador ou pela cuidadora. Esta palavra é, ela própria, um cuidado, uma verdadeira cura para os revezes que encontramos em nossa existência e em nosso trabalho, particularmente quando este diz respeito à doença. Cuidemos dos cuidadores. Assim estaremos cuidando de nós mesmos e da humanidade como um todo.

Moacyr Scliar (1937-2011) escritor gaúcho, cidadão do mundo.


Fonte: O CUIDADOR, a revista dos cuidadores. Porto Alegre, 1a. ed., 2008/1, p.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Real Time Web Analytics