GUERRA É GUERRA !!
Quando eu era menino e assistia ou estava metido em alguma briga, essa era a resposta a quem se queixasse de “injustiça” na luta: em luta pra valer, valia tudo.
Não, não é verdade: não valia tudo. Havia regras, no entanto estas nem sempre eram respeitadas, daí que, nestes casos, quem as respeitasse estaria levando desvantagem.
Interessante, dirá alguém, então há regras para as guerras? Por incrível que pareça, sim, há regras que nem sempre são respeitadas, o que dá, ao infrator, vantagens. Com o argumento de que a guerra contra o Japão estava se delongando, lançaram as duas primeiras bombas atômicas, que apavoraram o mundo: era uma novidade que ainda “não estava nas regras”.
Nós, seres humanos, se nos olharmos com severo olhar crítico, nos veremos ridículos em muitos aspectos, daí a necessidade de sermos mais “flexíveis” para com nossos semelhantes. Mas que isto, em contrapartida, não nos torne frouxos, tolos. É no equilíbrio entre estes dois “polos” que podemos ter uma vida aceitável, sem insuportáveis autocríticas perante nossos abusos, tampouco por termos sido feitos de bobos. Afinal somos seres carentes de Sol e de condições de sobrevivência que nem sempre estão ao nosso dispor, o que nos leva a lutar para alcançá-las, sendo que, nessa luta, muitas vezes fazemos uso de artimanhas cuja ética é discutível.
“Que contradição, só a guerra faz nosso amor em paz.” Gil
miguel angelo
111224
Nenhum comentário:
Postar um comentário