O DIFICIL DA CONVIVÊNCIA COM FACISTAS.
O crescimento do facismo e da violência tem vários motivos. Mas talvez o maior de todos seja que esquecemos da importância da intevenção do Estado neste caso representado pela justiça, na não interfererencia em situações nítidas e claras de estelionato moral e legal contra a população.
O povo brasileiro não é mais ou menos inteligente do que qualquer outro povo e assistimos diariamente a disseminação de mentiras e criação e divulgação de falsidades sem nenhuma fiscalização. O Eixo moral de uma sociedade é algo difícil de ser determinado mas existe sim um ponto de convergência em que o moral e o humanismo se encontram. E é facilmente identificável, basta se ter um mínimo de valores sociais e humanos. A busca sem limites pela obtenção de poder ou seja lá o que for, rompe qualquer limite de decência social.
O Estado é cumplice ou conivente cada vez que permite por exemplo que um vigarista travestido em político ou líder religioso, use de seus atributos ou talentos de convencimento para converter pessoas a seus interesses, muitas por pura ignorância, outras por ingenuidade e também por interesses próprios.